Pesquisar este blog

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Dia de partilha

Hoje, 07/02/07, tivemos uma quarta-feira de OC, no eremitério de DA
Foi um dia abençoado. Eram três casais, eu e DA.
É um local muito bonito e simples, nos arredores da cidade, com muito verde, silêncio, pássaros, cigarras cantando e até macaquinhos.
Após a chegada e acolhida carinhosa por DA, sentamo-nos em volta de um pequenino altar no chão. Ricardo leu um texto de Leloup, silenciamos por algum tempo com esse texto, para que ressoasse dentro de nós. Depois, foi colocado o cd para marcar o tempo da OC: cinco minutos de música instrumental, vinte minutos de meditação e mais uns dois minutinhos de música para marcar o tempo final. Então, Ricardo leu a Primeira leitura e o Salmo Responsorial. Silêncio, uma pequena partilha das nossas reflexões.
Depois, uma caminhada meditativa de uns 15 minutos e voltamos para outro período de OC.
Em seguida paramos para um cafezinho com bolo e pão de queijo e após, DA deu início à celebração Eucarística com o Ofertório. Após a Comunhão, fez-se a leitura do Evangelho e uma pequena homilia.
Foi de muita unção e reverência, embora tenha havido essa inversão de algumas partes.
Após, ficamos conversando um pouco mais. Saimos por volta de 19:30h. Eu tinha outra reunião na paróquia, da Câmara de Espiritualidade às vinte hs. Cheguei um pouco atrasada mas valeu.

O grupo está se reunindo há algum tempo mas foi minha primeira participação. Um grupo pequeno mas que está mergulhando em águas profundas. Buscando o silêncio e a Presença.
Buscando coerência com o Evangelho e a mensagem de Cristo. Buscando respostas à grande questão de como podemos em pleno século XXI, consumista, materialista, violento e meio que alienado, hajam vistos os BBB da vida, vivenciar nossa Fé, nossa vida de oração. Como responder ao grande apelo do homem, vazio e angustiado de nosso século. Como enfrentar o desafio de responder e apontar o Caminho, a tantos quantos estão meio que perdidos? Se mesmo para nós muitas coisas não estão tão claras? Mas, é preciso sempre nos colocarmos à Escuta. É pela escuta da Palavra que ouviremos o Espírito que sopra dentro de nós.
Um desejo de cada vez mais nos lançarmos nos braços do Deus que nos chama a cada instante, a entrar nas câmaras escuras do nosso coração. Pois sabemos que temos dentro de nós a luz, mas também nossas sombras, nossa fragmentação.
Que nunca nos conformemos a este mundo, mas caminhando pela contramão da história, levarmos sempre uma luz de esperança, sermos mesmos os portadores de Cristo, os que levam a luz, a misericórdia, a compaixão, a todos que necessitam.
Que o Senhor seja sempre nossa inspiração.
abraço fraterno,
jandira