Pesquisar este blog

sexta-feira, janeiro 23, 2009

O que é ser contemplativo?


Olá queridas(os),
Enviei essa mensagem com algumas modificações para a com. 'Jovens Contemplativos', que criei no Orkut. Resolvi colocar também aqui. Quem sabe nos ajuda? Também vou fazer o 'exercício'. ;-)
****
Penso que de alguma maneira todos nós nos sentimos empolgados por essa 'coisa' chamada contemplação. Certo? Lembro-me dos meus 18 anos, há várias decadas ;-), quando descobri Thomas Merton e essa palavra estranha ficava flertando comigo...
Talvez seja porque achasse a palavra bonita, ou talvez pensasse que era uma 'classe superior' de cristãos? ;-)

Brincadeirinha...

Não tem nada disso não, pois todo cristão é convidado por Deus a viver essa amizade intensa com Ele, a viver na Sua Intimidade, não é?

Penso que a gente poderia fazer uma (re)leitura do texto da Samaritana, João 4, para começar. Quando explicitamos para nós mesmos uma realidade, fica mais fácil não só saber o que realmente queremos, mas também nos ajuda a nos colocarmos a caminho.

Ser contemplativo é talvez ser um peregrino. Uma peregrinação interior, buscando dentro do nosso próprio coração a Presença d'Aquele que nos habita. E descobrir que dentro de nós brotam rios de água viva, não é?

E descobrimos que durante nossa existência, sempre vamos ter que fazer opções coerentes com ela. Se optamos por Cristo, por buscá-Lo sempre, em nós, no outro, no mundo, precisamos nos preparar muitas vezes para a incompreensão dos outros, para a solidão e até o abandono.

Ler ou reler S. João da Cruz também nos ajudará. E precisamos ter em mente que os amigos de Cristo não fogem da Cruz. Sempre irão tê-la como companheira. É essa a nossa marca.

Ser contemplativo não é uma coisa 'charmosa', não tem nenhum brilho. É pelo contrário, aceitar as nossas sombras, as nossas quedas. (Assim também compreendemos melhor as quedas dos que nos rodeiam). Mas levantar-se imediatamente e por-se a caminho. É no silêncio e na solidão, dentro de nós, que O encontramos.

Algumas vezes nos sentimos plenamente abraçados por Deus. Noutras, parece que o mundo desaba sobre nós. E então a gente se lembra da imagem da Mãe! 'De pé, junto a Cruz!' Não podemos colocar a cruz no chão e sair correndo, embora muitas vezes seja isso o que mais queremos, não é? Mas, é preciso se lembrar do Senhor, que foi à nossa frente, e irmos atrás d'Ele. Agora é a nossa vez. E aí talvez esteja a outra marca daquele que busca no silêncio e na contemplação, assemelhar-se ao seu Senhor: a fidelidade!

Os que são casados, sabem o que disseram no dia do casamento: 'na saúde e na doença, na alegria e na tristeza, na riqueza ou na pobreza'. Isto é, SEMPRE!
E com Deus deve ser a mesma coisa. Não podemos buscá-Lo apenas quando as coisas estão ruins, ou quando estão bem. É preciso buscá-Lo independentemente do que estejamos vivendo: tristeza, alegria, sofrimento, dor. O contemplativo sabe que Ele escolheu o Bem Maior e não quer se contentar com pouca coisa nessa vida. As migalhas que o mundo oferece não interessam a ele. Mas, é preciso sempre como diz S. Paulo, 'buscar as coisas do alto'. Com os olhos fitos no Senhor, vamos em frente.

abraço fraterno,
n'Ele,
jandira



--------
Oração Centrante e Lectio Divina
Site em inglês:
Em português:

Bibliografia em Português:
"Oração Centrante - Basil Pennington, ed. Palas Athena
"Mente Aberta, Coração Aberto", Thomas Keating, Loyola(2005)
veja mais no site da OC, acima.

Mais informações: Jandira Soares Pimentel:
oracaocentrante@yahoo.com.br
Caixa Postal, 3071 - Savassi - 30140-970 - Belo Hte - MG

(Retorne ao seu centro, onde Deus espera por você!)