Pesquisar este blog

sexta-feira, fevereiro 21, 2014

RETIRO LECTIO DIVINA E OC/MARÇO 2014, BH!


Queridos amigos e amigas,

É com muita alegria que anunciamos, mais uma vez, a presença da “nossa” Maru Guevara em BH, para conduzir um retiro de aprofundamento em  LECTIO DIVINA,  como prática contemplativa complementar à Oração Centrante.

Antes de passar às informações sobre o retiro, segue a linda Carta-Convite da Maru dirigida a todos e todas nós,  Comunidade Brasil ( a carta original está abaixo). Sintam-se desde já convidados: BEM VINDOS!  

Querida Comunidade do Brasil,

Temos o privilégio de convidar-lhes para participar de um retiro, no qual exploraremos uma bela e antiga forma de oração , que se tornou parte do coração de nosso legado Contemplativo Cristão.

Durante séculos, Lectio Divina tem sido a forma mais tradicional de cultivar a intimidade e amizade com Cristo. É uma forma de escutar os textos das Escrituras como se estivéramos conversando com Cristo e ele estivera sugerindo os tópicos da conversação, convidando-nos a escutar com o “ouvido” do coração.

Ao nos encontrar diariamente com Cristo e refletir em sua Palavra, somos levados mais além de um mero conhecimento superficial ou cultural, a uma profunda e surpreendente travessia de crescimento em amizade, intimidade, amor e confiança.

Lectio-Divina e Oração Centrante são duas práticas complementares, que nos conduzem – cada uma em sua forma particular – a níveis de comunhão com Cristo, que, como São Gregório, o Grande, expressou, nos levam a “descansar em Deus”.

Neste retiro, teremos a oportunidade de dar uma provadinha em ambas as práticas, em uma atmosfera de silêncio e escuta. Praticaremos abertura tanto ao Cristo que mora em nosso interior, como ao Cristo que se dinamiza e manifesta em comunidade. Explorando o uso das faculdades receptivas espirituais por meio dos sentidos, assim como na receptividade do coração que os transcende.

Será um privilégio estar com vocês novamente em um mesmo Espírito, abertos à Presença e Ação Divina.

Com carinho,
Maru L de Guevara
Fevereiro 21, 2014.


O retiro será na Casa de Retiro Coqueiro D’Água, um local próximo de BH, privilegiado pela natureza, silêncio e muita paz!
Começaremos no dia 26 de março às 18h.,quarta-feira, e    encerraremos no dia 28 às 16:30.
Na programação incluem vários tempos de Oração Centrante, caminhadas, conferências, todas sobre  Lectio Divina e sua complementariedade com a Oração Centrante, assim como práticas da LD.

O custo total é de R$ 335,00, que pode ser dividido.
Temos também possibilidade de transporte (VAN), para quem assim desejar.

Informações e inscrições com Rosa Assis:

Reiteramos, com Maru, o nosso profundo desejo de nos unirmos nesta oportunidade, que é verdadeiramente um presente de Deus para nossa Comunidade do Brasil.

Em Jesus e Maria,
Rosa Assis

======================================================

Segue a Carta da MAru no original:

Querida comunidad de Brasil,

Tenemos el privilegio de invitarles a participar en un retiro en el cual exploraremos una bella y antigua forma de oración que ha formado parte del corazón de nuestro legado Contemplativo Cristiano.

Por siglos, Lectio Divina ha sido la forma más tradicional de cultivar intimidad y amistad con Cristo. Es una forma de escuchar los textos de las Escrituras como si estuviéramos conversando con Cristo y el estuviera sugiriendo los tópicos de conversación. Convidándonos a escuchar con el “oido” del corazón.

Al encontramos  diariamente con Cristo y reflexionar en su Palabra, somos llevados más allá de un mero conocimiento superficial o cultural, a  una profunda  y sorprendente travesía de crecimiento en amistad, intimidad, amor y confianza.

Lectio Divina y la Oración Centrante son dos prácticas complementarias que nos conducen –cada una en su forma particular- a niveles de communion con Cristo, que como San Gregorio el Grande lo expresó, nos llevan a “descansar en Dios”.

En éste retiro tendremos la oportunidad de tener una probadita de ambas prácticas en una atmósfera de silencio y de escucha. Practicaremos apertura tanto al Cristo que mora en nuestro interior como al Cristo que se dinamiza y manifiesta en comunidad. Explorando el uso de las facultades receptivas espirituales por medio de los sentidos, así como en la receptividad del corazón que los trasciende.

Será un privilegio estar  con ustedes nuevamente en un mismo Espíritu, abiertos a la Presencia y Acción Divina.

Con cariño,
Maru L de Guevara
Febrero 21, 2014.