Pesquisar este blog

domingo, fevereiro 20, 2011

Retirinho Fevereiro 2011 - Belo Hte

Hoje, dia 19/02,  fizemos nosso primeiro 'retirinho' do ano. Fomos 13 pessoas, 4 freiras e o restante leigos(as) que buscam vivenciar esse aprendizado diário que fazemos através da OC, de simplesmente ESTAR na PRESENÇA. 
Foram quatro períodos de OC e um maior de LD, distribuídos ao longo do dia. Também tivemos tempo de curtir o lindo dia de sol, contemplar a Natureza exuberante do Cenáculo, caminhar no passo do outro, etc.
Na partilha final, todos gostaram muito. De que gostamos? De mergulhar fundo no Silêncio, a linguagem de Deus. De escutar Sua Palavra!
Na LD usamos parte do texto do evangelho de hoje, a Transfiguração, até o versículo que Deus diz: "Este é o Meu Filho amado, escutai-O!"
Somos também esse(a) filho(a) amado(a) de Deus! No início desse Evangelho, Jesus toma consigo, Pedro, Tiago e João. Convidei-os a incluir aí o próprio nome. Pois Jesus também nos convida a subir a este 'lugar alto', para no silêncio orar a Deus.
Foi o que fizemos hoje, pois o Cenáculo está num lugar alto. Um íngreme morro nos acena para deixar tudo, 'retirar nossas sandálias', ainda que por algumas horas, para estar com o Bem-Amado! E como é gratificante, não é?
O mundo está muito falante, muito barulho, muito 'outdoor', tudo acena para que vivamos fora de nós. E buscamos, buscamos e buscamos a Felicidade!
Só que como diz nosso querido Pe. Thomas Keating, 'estamos olhando na direção errada'!  A felicidade não se encontra fora, mas dentro. Dentro de nós.
Jesus já nos alertou: "O Reino de Deus está dentro de vós!"
Não adianta buscar fora aquilo que vai matar nossa Sede! Ele mesmo ao nos criar colocou em nós esse grande Desejo. Por mais que a sociedade de consumo, as várias diversões, drogas, tudo aquilo que promete uma satisfação, acabe em frustração. Nada, Nada, Nada, repetia S. João da Cruz! Nada pode saciar nosso Desejo, senão o Amor. O Amor de Deus, o Amor Incondicional, o Amor Agape, como nos falou tão belamente há alguns meses o padre Libânio.
A OC vai lentamente nos ensinando isso. Ao deixarmos que 'os pensamentos passem', as imagens, sensações, aversões e atrações, enfim, tudo aquilo que nos fragmenta, nos dilacera, ela vai mostrando que existe Algo Mais! Não descobrimos isso de imediato, penso. Pratico a OC/LD há mais de 12 anos e é como se estivesse começando. E é como se estivesse fazendo descobertas a respeito de mim e dos outros, a cada dia. Descubro que meu amor pelo outro(a) tem de ser incondicional, como o de Deus. Desinteressado, que não se busca, mas que busca o bem do outro, como nos diz. S. Paulo no belo canto de Coríntios I,13. Que é capaz de coisas que eu não suspeitava ser capaz antes. Tudo por causa do Amor.
Vamos enxergando coisas que não enxergávamos. Como Jesus diz, "tendo olhos, não vêem, tendo ouvidos, não ouvem...."
Com a OC, praticada com disciplina, dia a dia, vai surgindo esse 'pano de fundo'.
A Felicidade existe, a Paz existe! Não a que é oferecida pelo mundo, mas a que vem do Coração de Deus. Quando O buscamos com sinceridade de coração, em nossa pobreza, fragmentação, incapacidade de fazer o bem, fraqueza, enfim, nossa humanidade. A felicidade que surge quando falham todas as promessas de felicidade que o mundo oferece, mas que se realiza exatamente quando paramos de buscá-la, segundo os ditames do mundo. Quando aceitamos "a cruz de cada dia, vendo nela não o sinal da derrota, mas o sinal da Vitória, da Ressurreição, como diz Henri Nouwen. Quando deixamos de lado nosso desejo por Poder e Controle, por Afeição e Estima, nossa obsessão por Segurança e Sobrevivência. Enfim, quando aceitamos perder, descobrimos que ganhamos Tudo! Por isso os antigos mártires (também hoje os há),  iam para a arena cheios de alegria, por se acharem dignos de morrerem pelo Cristo! Hoje precisamos aprender a morrer a cada dia, mortes menos glamurosas, escondidas, apagadas, sem nenhum charme! E o mundo ensina exatamente o contrário! Hoje é "cada um por si, busque e reivindique seu prazer, não há limites, faça tudo o que lhe der na cabeça, etc, etc!"
Mas o que fica?  Absurdos, perplexidades, paranóia, frustrações, loucura, enfim.
Sei que ainda tenho muito o que caminhar, mas meu coração se enche de Alegria e Força, embora eu saiba de que não sou capaz de nenhum bem, de nada mesmo, que não seja feito por Ele, na minha pobreza.
A gruta de Belém, fedendo a estrume de animais, acolheu o Salvador! Que eu também, por Sua Graça, seja capaz de sempre acolhê-Lo na minha pobre manjedoura, para que "Sua Luz brilhe a todos que estão na casa".