Pesquisar este blog

domingo, novembro 07, 2010

Traduçãozinha

Olá queridas(os),
Vai uma pequena tradução de um texto de um livro muito lindo:

"O bem-amado de Deus (não sei mais se tem hífen ou não)
busca apenas se consagrar inteiramente ao Senhor
e agarrar-se a Ele somente,
de modo a andar pelo caminho de seus mandamentos
e reverenciar a ofuscante Presença
do Espírito de Cristo,
até que se torne um com o Senhor,
como diz o Apóstolo." (S. Macário, o Grande)


tradução livre do número 48, do livro "The book of Mystical Chapters",  Meditations on the soul's ascent, from the Desert Fathers and other early Christian contemplatives), ed. Shambhala, 2002
(livro maravilhoso, tem na Amazon.com)
--------
E penso que a OC, a LD nos ajudam nessa transformação paulatina no espírito de Cristo. 'Ter a mente de Cristo', como diz S. Paulo, e o Coração também, não é? Pois pela OC vamos nos conhecendo melhor e ao mesmo tempo em que percebemos nossa pequenez, percebemos igualmente ainda que numa escala ínfima, a Grandiosidade do Senhor. E como ainda assim, Ele nos ama, nos busca incessantemente. Ele não nos ama por sermos merecedores, antes pelo contrário, mas ama porque Ele é o Amor! "O Amor que não é amado", como nos lembra S. Francisco.

Um santo domingo a todos(as), lembrando que hoje é o Dia do Senhor! Não é um dia para nos dedicarmos exclusivamente ao descanso, à diversão, às buscas por prazer, mas o dia d'Ele! De O reverenciarmos, O buscarmos no Silêncio, na tranquilidade, na Paz. Na 'solitude', como diria Thomas Merton. Acho que não temos essa palavra em português. Não é o mesmo que 'solidão', porque esta, para nós tem uma conotação meio negativa, de estar só, abandonado, etc... mas a solitude é o estarmos contentes de estarmos sós, sabendo-nos na Presença, sabendo-nos amados, saboreando as pequenas dádivas de contemplar uma flor, ouvir um canto de pássaro, experimentar um tempero na cozinha, colocar uma folhinha de ortelã na boca.... coisinhas simples assim, e ainda assim, nos deliciarmos.
Um ótimo dia para todos(as),
Em Jesus e Maria,
jandira