Pesquisar este blog

quinta-feira, fevereiro 17, 2011

Carta ao Frei P...

Hoje enviei esta mensagem ao nosso frei P. que encontrei na missa do último domingo e este me disse que a gente precisava se reunir para ver a programação do ano, etc. Até que quis ir lá, mas cadê o bendito tempo.

------------------------
Querido frei Paulinho,
Estou escrevendo porque embora eu quisesse muito ter ido aí esta semana, não deu tempo. Realmente precisávamos conversar mas também sei que o sr. é muito ocupado, viaja muito e não queremos sobrecarregá-lo.
Este ano resolvi dar uma parada com o grupo de OC da Sta. Efigênia. Foram 10 anos ou mais de grupo, mas estou ficando muito cansada. Não tenho empregada e cuido da minha mãe de 84 que mora comigo e do marido. Os dois não se dão muito bem e tenho que ficar contornando várias situações que acabam estressando a gente, não é? Rezei muito e pedi a Deus que me iluminasse. Agora temos dois grupos no Belvedere, coordenados pela Rosa, aquela que o sr. conheceu no retiro do ano passado, e um grupo no Centro Loyola, começado pela Dudu, continuado pela Laís na ausência da Dudu, e agora com certeza será retomado.
Bem, já joguei muitas sementinhas e é Deus quem faz brotar. Somos 'servos inúteis', isto é, eu sou. O sr. não.
Embora o Marco e Dudu e a Adma relutassem, resolvi parar, porque sei que não sou insubstituível e porque o Rubens fica implicando comigo por sair à noite sozinha, etc.
Bem, mas me propus a fazer um retirinho por mês, aquele sabadozinho onde a gente se reúne para fazer vários períodos, fazemos um pouco de Lectio e deixamos que Ele nos fale no Silêncio. Não fazemos nenhuma programação especial nesse dia, apenas nos propomos a vivenciar o silêncio, fazemos a caminhada meditativa, e no final uma lectio onde fazemos uma partilha do dia, etc. Sempre é bom. Nos ajuda a dar aquela 'paradinha' básica, necessária, essencial, para não perdermos a sanidade nesse mundo tão caótico. Claro que não preciso dizer que o sr. sempre será bemvindo. (Acho que bemvindo agora escreve junto, não é?) Mas como disse, não queremos sobrecarregá-lo, queremos preservá-lo. O Marcos/Dudu, o sr. deve já saber, estão organizando um retiro de 5 dias dias para o meio do ano. O pe. Thomas Keating está enviando alguém dele lá, mas isto será com o Marcos. Irei fazer meus 66 anos em breve e quando tenho que organizar estes retiros fico muito ansiosa, minha pressão sempre sobe mais do que deve, enfim, o marido pega no meu pé demais. Eu disse prá Jesus, 'se o Senhor quer que eu faça estas coisas, pelo menos me dê um marido mais compreensivo!', mas Ele, ... finge de surdo!
Bem, deixando a brincadeira pra lá, como eu disse, está programado um sábado por mês onde eu não perco o contato com as pessoas que gostam da OC e continuam praticando. Claro, quando eu não puder, alguém se encarregará. Em março dia 19, já está marcado no Cenáculo também. Em abril, dia 09, por causa da Semana Santa não será no terceiro sábado, mas no segundo, provavelmente no núcleo de Água Limpa, da Laís, um lugar cheio de silêncio, muito gostoso, onde já fomos duas vezes. Pena que é meio longe, mais de uma hora daqui, mas vale a pena. O sr. sempre será nosso convidado de honra.
Deixo-lhe um grande e fraterno abraço. Cuide-se viu frei Paulinho?
Achei o sr. meio trêmulo aquele dia na missa. Não deixe de cuidar da saúde.  O sr. é nosso irmão de caminhada muito querido.
Que a Virgem e Jesus cuidem do sr. com carinho, isto pedimos. Mas como o sr. sabe, nem sempre Ele nos atendem, porque sabem que a gente não deixa de amá-Los por isso.
Em Cristo,
Jandira