Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 19, 2009

Lectio Divina


Olá pessoal,
Ontem ao fazer minha 'Lectio Divina' com o texto da Primeira leitura, fui atraída pelo versículo: "Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o espírito de Deus mora em vós?"
Fiquei muito agradecida a Deus por nos permitir sermos seus 'Sacrários vivos'. Somos realmente 'vasos de barro', mas como Maria, que carregou no ventre o Rei dos reis, também somos 'portadores do Cristo'. E em breve vamos entrar no Advento, onde novamente vamos nos colocar na Espera vigilante e paciente do Senhor, que se deixa gestar em nós, em nosso coração, para ser levado aos homens e mulheres de nosso tempo.
O Evangelho de ontem também dizia que "o zelo de Tua casa me consome".
Tua Casa, o Templo do Senhor. Podemos ser nós e também os outros. Se o 'zelo' de Tua Casa nos consome, como estamos tratando o outro(a)? Será que estamos cultivando a ternura, o respeito, o carinho, o amor, para com nosso semelhante? Esse nosso mundo está cada vez mais violento, mais sem respeito, sem lei, sem amor ao próximo. Vemos notícias diariamente que nos deixam estarrecidos(as). Advento é tempo de espera, também de vigilância. Vigiar sobre nós mesmos, para não afrouxarmos na ternura, na Caridade. Acolher o outro como Deus nos acolhe. Se o 'zelo da Tua Casa me consome', é preciso que eu saia de mim a todo instante, todos os dias, para ir ao encontro do outro que espera a Manifestação de Deus em sua vida.
Muitos estão descrentes, deprimidos, tristes, e nós cristãos, que somos Templo do Senhor, precisamos como Maria, 'correr pelas montanhas' para servir as 'Isabéis' de nosso tempo. E são tantos e tantas. Que Ele mesmo nos inspire e nos fortaleça o coração de Esperança, Compaixão e Misericórdia. E como praticantes da Oração Centrante, vamos cada vez mais percebendo os apelos de Deus em nossa vida, deixando morrer em nós o egoísmo, a busca de nós mesmos, para dizermos ao mundo 'a razão de nossa esperança'.
Um abraço fraterno,
Em Jesus e Maria,
jandira

Frei Ricardo

Frei Ricardo ligou. De Recife. Queria saber sobre a OC.
Antes frei Paulinho ligou avisando que o primeiro queria muito entrar em contato conosco.
Fui ter com ele na paróquia, dei-lhe nossos folhetos, conversamos um pouco, não muito porque ele vinha do Planato e ia retornar, trânsito difícil, etc... e no dia seguinte já iria viajar. Mas ele falou do seu desejo de começar um grupo lá em sua paróquia. Que Deus abençõe que isto se realize mesmo! A OC é uma dádiva tão grande!!!

Há poucos dias Rosa contou-me que o paróco de onde ela frequenta também deseja iniciar um grupo. Assim, devagar, a OC/LD vai chegando aos lugares e aos corações. Quem se conecta à sua simplicidade, ao seu 'poder' de nos pacificar, centrar, nos colocar diante da Presença... esse(a) fica feliz! Não sabe explicitar sua Alegria, mas fica feliz! Tenho encontrado muitas pessoas que dizem algo semelhante, quando encontram a OC! Se encantam com a simplicidade dela. Não se precisa de nada para praticá-la. Apenas, 'eu e Deus'. Eu e Deus, sempre há! Então, o que nos impede de viver na Presença, constantemente, 24 horas por dia? "Deus 24-horas!"

Temos bancos 24 horas, ficamos tranquilos, seguros, confiantes.
Mas, e o 'Deus 24-horas'? Não é muitíssimo melhor?

Que o Espírito nos ilumine a cegueira, nos tire as vendas dos olhos, que possamos perceber que somente Ele é Quem nos pode trazer a Paz e a Alegria!

Fiquem com Deus. Fiquemos com Deus, e com Maria, Nossa Mãe, emprestada por Ele!

RETIRINHO/0C-DEZEMBRO/2009 - Belo Hte. MG

DIA 05 DE DEZEMBRO próximo, será o nosso retirinho de encerramento do ano, dia de Ação de Graças para nosso grupo, nossos companheiros(as) de caminhada.

Dia de 'diminuir a marcha', desacelerar, estar na Intimidade de Deus, saboreando o Silêncio, ruminando a Palavra. Dia de celebrar, de partilhar o almoço fraterno, dia de despedidas também. Duas pessoas queridas do nosso grupo estarão se despedindo por um ano, quando estarão fazendo uma experiência em outro país. Que Deus os abençõe e os traga de volta sãos e salvos em 2011!

Enfim, um dia, ou melhor, manhã, em que nos propomos a praticar mais períodos de OC e LD, de 'carregar as baterias', de nos colocarmos ao dispor do Senhor!
Quem desejar participar, entre em contato enviando e-mail para
oracaocentrante@yahoo.com.br

Obrigada Jesus e Maria, por todas as graças recebidas de Vós neste ano que ora termina. Que sejamos abençoados(as) no ano que se inicia, junto com nossas famílias, amigos, todos aqueles(as) que Vós ireis colocar no nosso caminho. Amém!

Convite - Misticos Ingleses



CONVITE PARA BUSCADORES DE DEUS - BH




Pe. William Barry Malone


CONVITE PARA BUSCADORES DE DEUS

Tema: "A Busca Amorosa por Deus" - Místicos Ingleses.

Sábado, dia 21 de novembro/2009 de 8:30 às 12:00.
Local: Centro Loyola, Belo Horizonte, MG.
Rua Sinval de Sá, 700 - Cidade Jardim
site : www.centroloyola.org.br


Pe. Barry William Malone, SM . Nascido na Nova Zelândia em 1944, pertence à
Sociedade de Maria (Padres Maristas) e foi ordenado sacerdote 1968. Estudou na Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Trabalhou com educação, formação e retiros na Nova Zelândia, na Austrália e no Paquistão. Está no Brasil desde 1984, tendo trabalhado em São Paulo, Bahia e Paraná. Autor de vários livros de espiritualidade. Atualmente vive em Belo Horizonte, onde exerce as funções de Capelão Universitário, Pároco e Reitor / Formador do Seminário de Padres Maristas.

PROGRAME-SE E VENHA ENRIQUECER SUA VIDA ESPIRITUAL, NUM MUNDO ONDE O QUE CONTA É APENAS O ‘TER’AS APARÊNCIAS, ENFIM, OS CONTRA-VALORES QUE SÓ TRAZEM O CAOS E A CONFUSÃO. PARA BUSCAR A DEUS NÃO HÁ PREREQUISITOS, TAXA EM TORNO DE R$ 10,00 (dez reais).
VENHA!!!!!!

. ORGANIZAÇÃO: ORAÇÃO CENTRANTE E CENTRO LOYOLA -BELO HTE - MG