Pesquisar este blog

sexta-feira, julho 30, 2010

Os programas emocionais para a felicidade - TK

Continuando, o texto enviado há dois dias, do livro de Thomas Keating, 'Convite ao Amor - o caminho da contemplação cristã', ed. Loyola.

"A jornada é apresentada na tradição cristã como uma subida. Imagens de escadas e jornadas ascendentes não são poucas. Mas para a maioria de nós que realiza a jornada hoje, numa época em que a psicologia desenvolvimental e uma compreensão maior do inconsciente estão difundidas, a jornada pode ser vista mais adequadamente como uma descida. A direção, pelo menos no início, é rumo a uma confrontação com nossas motivações, nossos programas e nossas respostas emocionais inconscientes. Nossa jornada espiritual não começa com uma 'ficha limpa'. Carregamos conosco um conjunto pronto de valores e idéias preconcebidas que, se não for confrontado e redirecionado, estragará nossa viagem ou então a transformará em farisaísmo, um problema para pessoas religiosas e espirituais."
******
O bom da Oração Centrante é que ela nos expõe a esse 'cara-a-cara', com nossas motivações inconscientes. Claro que não é assim, automático. Mas junto com a graça, acontece que somos em determinado momento, mostrados, sem nenhum 'photoshop', (retoque) à nós mesmos, aquilo que somos em verdade. O resultado pode não ser muito agradável porque em geral nos 'pintamos' com cores tão bonitas, não é? Pensamos ser só virtudes e quando 'descemos essa escada', em direção ao profundo de nós mesmos - através do silêncio e da quietude da OC, podemos nos surpreender e até nos assustar. Mas como estamos sendo conduzidos por Alguém que nos ama incondicionalmente, sentimo-nos amparados e apoiados nessa revelação de nós mesmos.
Quem desejar compartilhar o que tem sido a OC em sua vida de oração, sinta-se à vontade. Assim nos ajudamos mutuamente.
abraços em Jesus e Maria,
jandira

Convite ao Amor - TK

"Os programas emocionais de felicidade -

A Oração Contemplativa aborda a condição humana exatamente onde ela está. Essa oração cura as feridas emocionais de toda uma vida. Ela inaugura a possibilidade de experienciar neste mndo a transformação em Cristo à qual o Evangelho nos convida.
Deus quer compartilhar conosco até mesmo nesta vida o máximo de vida divina que podemos encerrar em nós. O chamado do Evangelho, "Segui-me", é para qualquer pessoa batizada. Temos em nós, em virtude de nosso batismo, todos os poderes dados pela graça de que precisamos para seguir Cristo no seio do Pai. A tentativa de fazer isso - de ir mais fundo em direção do amor de Cristo dentro de nós e manifestá-lo mais plenamente no mundo - constitui o núcleo da jornada espiritual."
(do livro de Thomas Keating - "Convite ao Amor", ed.Loyola
------------
Este é o início do primeiro capítulo deste livro importantíssimo do Pe. Thomas Keating, OCSO.
Todos os apaixonados querem estar juntos. Se somos apaixonados por Deus e queremos estar com Ele, é preciso fazer espaço em nós, buscar disponibilizar algum tempo em nosso dia, para estarmos a sós com Ele.
Como fazia Jesus. Convite ao Amor - Como responder, se não estamos presentes a Ele?
A Oração Centrante é esta oportunidade de estarmos com o Senhor. Ainda que pensemos tendo tantos pensamentos atrapalhe, que nossa mente não pára, este é o caminho. Não é a meta final, mas o Caminho. É por aí que seremos conduzidos pelo Espírito a águas mais e mais profundas.
É proporcionar a nós mesmos a oportunidade de buscar a felicidade onde ela está, voltando-nos para nosso centro mais profundo, onde Ele se esconde.
Vamos lá?
Um abraço apertado,
em Jesus e Maria,
jandira