Pesquisar este blog

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Orai sem Cessar

Queridas(os),
O Juliano, da Paulus livraria em BH, ofereceu-me gentilmente o livro do Pe. Sérgio Raupp, de Porto Alegre, "Orai sem Cessar", que trata da oração contemplativa, e tem uma ênfase na Meditação Cristã.
A MC é uma espécie de "prima" da OC, mas tem algumas diferenças básicas:
Na OC: o que chamamos de 'palavra sagrada', ou 'palavra de amor', que deve ser de uma sílaba ou duas, de acordo com o autor da "Nuvem do Não-Saber", de onde nosso método foi extraído, na MC é chamado de 'Mantra', e recomendam muito, que seja a palavra "Maranatha", que deve ser repetida incessantemente, durante os 20 ou 30 minutos da meditação.
Na OC, NÃO REPETIMOS a nossa 'palavra sagrada', ou 'palavra de amor'.
Nós a oferecemos ao Senhor no início da nossa meditação, e ela representa nossa "Intenção", de estar na Presença do Senhor durante aquele período. Representa também nosso "Consentimento" à sua Ação e Presença em nós! Dizemos Sim a Deus, para o quer que seja. Voltamos a ela, apenas quando nos percebemos distantes da nossa Intenção primeira. No início são muitos distanciamentos, mas com o tempo vamos ficando mais e mais com o Amor!
Para o Senhor, nossa Intenção basta, como ato de amor. Ele SABE que como crianças distraídas que somos, sempre estaremos nos 'ausentando'. Ele nos ama, incondicionalmente e indepentemente do que façamos. A criança recém-nascida, no colo da mãe, é amada e aceita, e isto não depende de nenhuma condição prévia. O bebê recém-nascido não precisou fazer nada para ser amado, apenas existe! Para Deus também.
Nós é que muito infantilmente achamos que precisamos 'ter a mente vazia', 'não pensar em nada', etc, como se isto fosse possível! Sempre as pessoas nos dizem, ao iniciar-se na OC: "Ah, minha mente!!! Lutei o tempo todo contra os pensamentos, foi muito difícil, não consegui me aquietar, etc e tal".
Não temos que 'fazer nada', mas aceitar o fato de que estamos na Presença Amorosa do Senhor. Como quando estamos com nossos pais, amigos, cônjuges, nem sempre precisamos falar nada, não é? E somos amados e amamos!
É um 'estar juntos', no Silêncio, e pronto!
À medida que perseveramos nessa prática diária, fielmente, vamos nos percebendo sempre e mais vivendo na Presença. É talvez como sintonizar uma daquelas rádios AM. Você de tanto tentar sintonizar, acaba achando aquela rádio até de olhos fechados. A OC nos ensina a 'sintonizar' em Deus!
A OC nos leva a vivenciar nossa Fé, no Deus Vivo, como uma Relação Amorosa,  uma Certeza de que, haja o que houver, Ele Caminha Conosco!!!!!
E o que mais queremos?
Tudo é passageiro, transitório, sabemos disso. Vemos as mudanças em nossas vidas, nas das pessoas, no mundo, a cada instante. E sabemos que como diz Sta. Teresa de Ávila, "Só Deus não muda!"
E estamos com Ele, que nos ama e nos quer Consigo! E como lemos na leitura de domingo passado, "Somos carne de Sua carne e ossos dos Seus ossos!"
Nada nos poderá separar do amor de Cristo, que é Verdadeiro, Pleno e o Único que nos preenche verdadeiramente! E por Amor d'Ele, amamos e cuidamos de todos os que Ele colocou em nossa vida! Estamos aqui, a Serviço do Amor!
Um beijo grande, fiquemos unidos(as) n'Ele! Preparando-nos para viver o Advento, celebrar novamente o Natal de Jesus, que escolheu a choupana do nosso coração pobre e atravancado, sujo e feio às vezes, para habitar! Deus veio morar no meio de nós, para sempre! Não precisamos sair comprando ilusão para preencher nossa carência, pois esse lugar só Ele preenche!
jandira