Pesquisar este blog

quarta-feira, setembro 01, 2010

Resuminhozinho dos videos de Henri Nouwen

Olá queridos(as),
Desses 8 videos de Henri Nouwen, cujo link enviei ontem do Youtube (link:
http://www.youtube.com/watch?v=SFWfYpd0F18&feature=related que infelizmente não tem legenda em português, ele fala do 'Bem-Amado'. Jesus é o Bem-Amado do Pai, mas todos nós também somos, n'Ele, bem-amados do Pai. (Vi os videos apenas uma vez e estou  completando algumas pequenas anotações que fiz, com minhas próprias palavras; não é nada literal, a não ser essas 3 frases iniciais, e as outras em negrito abaixo. O resto é o que me lembro, ok?)

Resumindo muito sucintamente para vcs, o que me tocou mais, ele diz que em geral, quando nos perguntam quem somos nós, pensamos que:

- Eu sou aquilo que faço; (Sou engenheiro, médico, faxineira, etc...)
- Eu sou aquilo que os outros dizem de mim; (Sou bonito(a), sou honesto, sou isso, aquilo, etc.
- Eu sou aquilo que tenho. Tenho muitas posses, sou pobre, e por aí.

E desenvolve com muita paixão seu pensamento, dizendo entre outras coisas que nós não Somos nada disso. Não somos o que fazemos. (E quando não se pode fazer mais nada, quando ficamos velhinhos(as), por exemplo?)

- Não sou o que dizem de mim. Quantas vezes já nos sentimos feridos, injustiçados, por dizerem de nós coisas que não são verdadeiras? E o que diziam de Jesus? Que Ele queria se fazer passar por Filho de Deus, etc?

- Não sou aquilo que tenho - Não somos nossos bens, aquilo que possuímos. E quando perdemos tudo, como é que fica?
----
Que nossa vida é como uma pequena linha no tempo. (Traça uma pequena linha no quadro) Por mais que vivamos, nossa vida é pequena, limitada no tempo.

E Henri acrescenta que, seguindo essa pequena linha do tempo, onde nos situamos, ao se aproximar o tempo de nossa morte,  nos apavoramos, temos medo. Mas esse medo é injustificável, porque também não somos nosso corpo, assim como não somos nossos pensamentos, sentimentos, etc.

Que precisamos ouvir a Voz do Primeiro Amor - "Estás gravado(a) na palma de Minha mão", "Com amor eterno eu te amei!", e outras citações onde a Escritura nos diz desse Amor de Deus por nós, muito antes de existirmos aqui na terra.

Que Jesus, o Bem-Amado, na Última Ceia, TOMOU o Pão, ABENÇOOU-o, PARTIU-o, e o DEU aos seus discípulos.

Que nós também, como Bem-amados, somos 'tomados', por Deus (para o serviço d'Ele);
Somos Abençoados por Deus;
(abençoar também, é dizer coisas boas a respeito de). E devemos abençoar sempre, dizer coisas boas aos outros, nossos irmãos a quem servimos.
Somos Partidos (broken), isto é, quebrados. Quantas vezes não somos quebrados, partidos, pela vida, pelo sofrimento? E não devemos maldizer nossa sorte, mas abraçar esse ser partido que somos então. Abraçar nossa Cruz. Colocarmo-nos sob a Bênção, primeira.  E que por último, somos também, como Jesus, 'dados', oferecidos, aos outros, como alimento na caminhada. É para isso, para sermos como Jesus, 'Beloveds', Bem-amados, que viemos ao mundo. E para depois estar com Ele na Glória.

Fala ainda dos 3 disciplinas:
Comunhão - Comunidade - Ministério.

Que geralmente fazemos ao contrário: Começamos um 'ministério', sozinhos, afinal, sempre achamos que podemos tudo sozinhos.
Aí, então, vendo que não conseguimos, formamos uma comunidade, para nos ajudar. E finalmente, quando ainda está difícil, então rezamos: comunhão (com Deus, na oração).

Jesus fazia o contrário: Ia para o monte rezar: Comunhão c/Deus. Depois chamou os discípulos, para formar sua Comunidade, seu grupo de Apóstolos. E finalmente, enviou-os ao Ministério.

Que precisamos escutar a Voz que nos chama de 'Bem-Amados".

Bem, ele fala coisas lindíssimas, mas não dá para anotar tudo, o que lamento.

Espero que estas notas ajudem vcs de alguma forma. A mim me ajudam muito.
Primeiro, por ver o entusiasmo, a força e a veemência com que Henri Nouwen fala, com que urgência ele quer nos passar sua mensagem de Fé e Força. Quanta energia tinha esse Homem de Deus!

Segundo porque as coisas que ele diz, realmente tocam o coração da gente e se tornam para nós, Pão para o Caminho, nome de um livro dele, por sinal.
Envio esse presente para vcs, com um  abraço grande,
n'Ele,
jandira