Pesquisar este blog

quinta-feira, novembro 15, 2007

RETIRO CONTEMPLATIVO DE UM DIA - RJ

Contemplação e Transformação Pessoal

(Breve retiro contemplativo e Confraternização de Natal)

O Círculo Gregório de Nissa promoverá, no próximo dia 15 de dezembro de 2007 (sábado), um breve retiro contemplativo centrado sobre o tema "Contemplação e Transformação Pessoal".

O retiro incluirá três palestras, um período de prática da oração centrante / meditação e a exibição de DVD legendado do Abade trapista Dom Thomas Keatig, OCSO. As palestras serão oferecidas por Dom Mauro Fragoso, OSB, Sérgio de Morais (coordenador do Círculo Gregório de Nissa) e pelo Pastor Eduardo Pedreira (presbiteriano). O seguinte programa será cumprido:

Dom Mauro Fragoso, OSB: Santa Getrudes e a Transformação do Coração;
Pastor Eduardo Pedreira: Os Vícios da Alma: As Doenças Espirituais e seu Tratamento à Luz da Espiritualidade Terapêutica, segundo Evágrio Pôntico;
Sérgio de Morais: Atravessando a Crise Espiritual Transformadora (leituras de Tauler e Anselm Grün);
Dom Thomas Keating, OCSO (participação gravada em DVD legendado): A Oração Centrante e Dimensão Contemplativa do Evangelho.

Local: Dependências da Casa de Emaús do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro (Rua Dom Gerardo, 68, Centro - acesso por elevador pelo no. 40 das 7h00 às 11h45).

Horário: Das 9h00 às 15h50. A recepção começará às 8h15. Favor ser pontual na chegada.

Taxa de Inscrição: R$ 45,00 por pessoa, incluindo almoço e lanche.

Forma de Inscrição: A inscrição se realiza mediante o depósito bancário identificado (com registro do nome do depositante) do valor da taxa de inscrição até, ao mais tardar, o dia 12 de dezembro, na conta no. 41569-3 da Agência no. 3261-1 (Leblon) do Bradesco, nominal a Sérgio de Azevedo Morais. Para maior segurança, pede-se avisar sobre a data do depósito por telefone ou fax pelo número (21) 2246-6242, ou por e-mail pelo endereço gnissa.rio@terra.com.br, informando também seu número de telefone. Apresentar o comprovante de depósito à recepção no dia do retiro.

Cuidados importantes sobre o depósito: Como a identificação do nome do depositante é essencial para a efetivação da inscrição, o depósito deve ser efetuado diretamente nos guichês do Bradesco. Pedir ao funcionário para identificar, na operação de depósito, o nome do/da depositante. Os caixas eletrônicos deverão ser evitados, já que não oferecem essa possibilidade. Efetuar depósitos separados caso deseje inscrever mais de uma pessoa. Quem tiver conta no Bradesco, entretanto, poderá fazer uma transferência de sua conta, mesmo em caixa eletrônico, pois neste caso a identificação da procedência dos fundos é automática. O mesmo acontece com remessas de outros bancos por DOC. Neste último caso será necessário informar o CPF do titular da conta receptora (018.397.997-49) e, eventualmente, o nome da agência dessa conta (Prime Leblon - URJ).

Mais Informações: Para mais informações, contate por telefone Angelina (2226-1864), Neyde (2266-3558) ou Abib (2268-7475) ou, por e-mail, a coordenação do Círculo (gnissa.rio@terra.com.br).

CONFRATERNIZAÇÃO DE NATAL: Após o encerramento do retiro haverá, nas mesmas dependências da Casa de Emaús do Mosteiro de São Bento, uma confraternização de Natal (gratuita), promovida conjuntamente pelo Círculo Gregório de Nissa e pela Meditação Cristã do Rio de Janeiro. São convidados todos os praticantes da oração centrante, da meditação cristã e da lectio divina, assim como os amigos das duas organizações e comunidades, tenham ou não participado do retiro. Quem não tiver participado deverá chegar a partir das 15h30. Na ocasião uma missa será celebrada por Dom Tadeu de Albuquerque Lopes, OSB, com início às 16h00, pontualmente. Pede-se aos participante que puderem (inclusive os inscritos no retiro) levar doces ou salgados, e também roupas usadas e / ou alimentos não perecíveis para doação a comunidades carentes. A coordenação das duas organizações providenciará o café e os refrigerantes.


* O Círculo Gregório de Nissa é uma organização informal autônoma dedicada à divulgação da tradição contemplativa cristã e dos ensinamentos dos mestres contemplativos cristãos antigos e contemporâneos, com vistas à promoção da vida contemplativa entre todos os cristãos. Conheça nosso blog : http://gnissa.blogspot.com

Endereço postal do Círculo Gregório de Nissa:
Caixa Postal 33266
22442-970 Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário: