Pesquisar este blog

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Lectio Divina - 18/02/2010

1ª Leitura: Livro do Deuteronômio - Dt 30, 15-20

do dia 18/02/2010, quinta-feira após as Cinzas:

Leitura do livro do Deuteronômio - "15 Olha que hoje ponho diante de ti a vida com o bem, e a morte com o mal. 16 Mando-te hoje que ames o Senhor, teu Deus, que andes em seus caminhos, observes seus mandamentos, suas leis e seus preceitos, para que vivas e te multipliques, e que o Senhor, teu Deus, te abençoe na terra em que vais entrar para possuí-la. 17 Se, porém, o teu coração se afastar, se não obedeceres e se te deixares seduzir para te prostrares diante de outros deuses e adorá-los, 18 eu te declaro neste dia: perecereis seguramente e não prolongareis os vossos dias na terra em que ides entrar para possuí-la, ao passar o Jordão. 19 Tomo hoje por testemunhas o céu e a terra contra vós: ponho diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, 20 amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele. Porque é esta a tua vida e a longevidade dos teus dias na terra que o Senhor jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó, teus pais. - Palavra do Senhor."
******
Queridas(os),
As leituras dessa última quinta-feira me tocaram muito, não só a primeira, como o Sl. 1 também, o Evangelho, enfim tudo. Mas fiquei principalmente nessa primeira leitura. Partilho com vcs um pouquinho da minha Lectio nesse dia:

- Deus se coloca diante de nós como o próprio Caminho. Não eram os primeiros cristãos chamados de 'os seguidores do Caminho'? Jesus nos diz que Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Pois bem, Deus não nos força, não nos obriga, mas coloca diante do homem, para que escolha, o caminho da Vida e o 'outro' caminho. Com certeza deseja muito que sigamos por Ele. Mas, nos respeita. Se optamos por seguir a deuses estranhos, buscando uma felicidade ilusória, com certeza nos frustraremos, morreremos de sede à beira do caminho. Porque, com certeza, para entrar nesse Caminho, o d 'Ele, precisamos deixar para trás toda uma carga de busca egoística de prazeres e alegrias efêmeros, de prazeres ilusórios e vazios. Colocando no lugar de Deus o que quer que seja - nosso amor-próprio, nossa vaidade, nossa preguiça, nosso descompromisso, nossa busca  por sermos adulados, satisfeitos, atendidos em todos os nossos desejos, etc, jamais seremos plenamente felizes. Por que? Penso porque não estamos buscando a vontade de Deus, mas a nossa. "Buscai primeiro o Reino de Deus e Sua Justiça, e tudo o mais vos será acrescentado", diz o Senhor.
Nunca o ser humano foi tão consumista, tão egoísta, tão voltado para seu próprio umbigo como agora. Mata-se por qualquer coisinha, qualquer briguinha torna-se motivo de destruir o outro. Como nos joguinhos de videogame, a meta é eliminar tudo o que se move na tela, não? No abominável BBB que nunca assisti, graças a Deus, diz-se que todos devem ser eliminados, até ficar apenas um, o 'vencedor'. Que coisa! (E o Brasil inteiro paga fortunas em contas de telefone para eliminar alguém!) Bem, isso é outra estória. Voltando ao texto, depressinha.
O que devemos fazer? "Escolhe, pois, a vida, para que vivas com a tua posteridade, 20 amando o Senhor, teu Deus, obedecendo à sua voz e permanecendo unido a ele. Porque é esta a tua vida..."

E obedecer, é antes de tudo, 'escutar' - segundo a raiz latina da palavra. "Escuta, ó Israel!" - Israel somos cada um de nós. Escuta e vive, escuta e segue Aquele que sussura no profundo do teu coração, chamando-te de volta à casa interior, onde Ele habita! E pela Oração Centrante, sentamo-nos em silêncio diante do Senhor. E escutamos, para obedecer. E fazemos-Lhe companhia. Amorosa companhia.  Até que chegue amanheça o Dia, para cada um de nós!
Um beijo grande, fiquemos unidos(as), no Coração de Jesus e de Maria,
n'Eles,
jandira

Nenhum comentário: