Pesquisar este blog

quarta-feira, dezembro 01, 2010

Orai sem Cessar

Queridas(os),
O Juliano, da Paulus livraria em BH, ofereceu-me gentilmente o livro do Pe. Sérgio Raupp, de Porto Alegre, "Orai sem Cessar", que trata da oração contemplativa, e tem uma ênfase na Meditação Cristã.
A MC é uma espécie de "prima" da OC, mas tem algumas diferenças básicas:
Na OC: o que chamamos de 'palavra sagrada', ou 'palavra de amor', que deve ser de uma sílaba ou duas, de acordo com o autor da "Nuvem do Não-Saber", de onde nosso método foi extraído, na MC é chamado de 'Mantra', e recomendam muito, que seja a palavra "Maranatha", que deve ser repetida incessantemente, durante os 20 ou 30 minutos da meditação.
Na OC, NÃO REPETIMOS a nossa 'palavra sagrada', ou 'palavra de amor'.
Nós a oferecemos ao Senhor no início da nossa meditação, e ela representa nossa "Intenção", de estar na Presença do Senhor durante aquele período. Representa também nosso "Consentimento" à sua Ação e Presença em nós! Dizemos Sim a Deus, para o quer que seja. Voltamos a ela, apenas quando nos percebemos distantes da nossa Intenção primeira. No início são muitos distanciamentos, mas com o tempo vamos ficando mais e mais com o Amor!
Para o Senhor, nossa Intenção basta, como ato de amor. Ele SABE que como crianças distraídas que somos, sempre estaremos nos 'ausentando'. Ele nos ama, incondicionalmente e indepentemente do que façamos. A criança recém-nascida, no colo da mãe, é amada e aceita, e isto não depende de nenhuma condição prévia. O bebê recém-nascido não precisou fazer nada para ser amado, apenas existe! Para Deus também.
Nós é que muito infantilmente achamos que precisamos 'ter a mente vazia', 'não pensar em nada', etc, como se isto fosse possível! Sempre as pessoas nos dizem, ao iniciar-se na OC: "Ah, minha mente!!! Lutei o tempo todo contra os pensamentos, foi muito difícil, não consegui me aquietar, etc e tal".
Não temos que 'fazer nada', mas aceitar o fato de que estamos na Presença Amorosa do Senhor. Como quando estamos com nossos pais, amigos, cônjuges, nem sempre precisamos falar nada, não é? E somos amados e amamos!
É um 'estar juntos', no Silêncio, e pronto!
À medida que perseveramos nessa prática diária, fielmente, vamos nos percebendo sempre e mais vivendo na Presença. É talvez como sintonizar uma daquelas rádios AM. Você de tanto tentar sintonizar, acaba achando aquela rádio até de olhos fechados. A OC nos ensina a 'sintonizar' em Deus!
A OC nos leva a vivenciar nossa Fé, no Deus Vivo, como uma Relação Amorosa,  uma Certeza de que, haja o que houver, Ele Caminha Conosco!!!!!
E o que mais queremos?
Tudo é passageiro, transitório, sabemos disso. Vemos as mudanças em nossas vidas, nas das pessoas, no mundo, a cada instante. E sabemos que como diz Sta. Teresa de Ávila, "Só Deus não muda!"
E estamos com Ele, que nos ama e nos quer Consigo! E como lemos na leitura de domingo passado, "Somos carne de Sua carne e ossos dos Seus ossos!"
Nada nos poderá separar do amor de Cristo, que é Verdadeiro, Pleno e o Único que nos preenche verdadeiramente! E por Amor d'Ele, amamos e cuidamos de todos os que Ele colocou em nossa vida! Estamos aqui, a Serviço do Amor!
Um beijo grande, fiquemos unidos(as) n'Ele! Preparando-nos para viver o Advento, celebrar novamente o Natal de Jesus, que escolheu a choupana do nosso coração pobre e atravancado, sujo e feio às vezes, para habitar! Deus veio morar no meio de nós, para sempre! Não precisamos sair comprando ilusão para preencher nossa carência, pois esse lugar só Ele preenche!
jandira

Nenhum comentário: