Pesquisar este blog

quinta-feira, janeiro 16, 2014


Queridas(os),

Que facilidades/dificuldades vocês encontram para viver como contemplativas(os) no mundo, hoje? Sabemos que tudo nos convida à distração, a estar 'fora' de nós (santa tecnologia, etc...), quando deveríamos mergulhar fundo, na nossa interioridade, e lá, encontrar aquele 'ponto de luz', sempre brilhando e iluminando nossos corações, nossas vidas.

Li há  uns dois dias um trechinho, duas linhas talvez, que me deixou refletindo muito. Fizeram-me lembrar as palavras do nosso querido padre Thomas Keating, grande propagador da OC no mundo,  quando ele sempre insiste em que devemos cuidar para não nos deixarmos guiar pelo nosso 'Falso Eu'. Na OC, vamos percebendo devagar que, NÃO somos nossos pensamentos, nossas emoções, sentimentos, etc... pois somos capazes de 'observá-los', de nos desapegarmos deles, nos des-identificando deles, etc. Pois nessas duas linhas que li, de um outro místico de nosso tempo, Ram Dass, que também não somos - Claro, Jandira! nossos corpos, nosso psiquismo, etc. Não podemos nem devemos nos identificar com nossos corpos, nossa psyché, enfim, tudo aquilo que achamos que somos! Nosso corpo, desde o nascimento, sempre mudando. De bebezinhos, a homens e mulheres adultos, maduros, envelhecidos, etc... Nosso psiquismo também não é tantas vezes afetado por mudanças, boas ou más, positivas ou negativas, ao longo da vida? Enfim, mudando sempre. Como dizia o Buda, tudo está em mudança, o tempo todo. Nada é permanente. Mas o que Ram Dass complementa, e que é óbvio, mas muitas vezes podemos ser levados a pensar em nos desapegar - de tantas coisas - mas, o que fica? O vazio? Não!!!

Nossa identificação não é com o corpo - (muitas vezes ficamos tão insatisfeitos com ele - somos em geral, levados a pensar que é preciso ser sempre jovens e lindos, muitas pessoas se submetendo a plásticas, etc.. inclusive tantas perdendo a vida, para se sentirem aceitos, belos, enfim!). Também não é com a nossa mente, com nossa inteligência, nada disso, que termina quando exalamos o último suspiro. NOSSA IDENTIFICAÇÃO É COM DEUS! Somos d'Ele!

E Santo Agostinho não dizia que estaremos sempre buscando a Felicidade, enquanto não nos rendermos a Ele?

Por isso, temos mais um motivo para continuarmos nossa prática diária da OC, da LD, pois somos criados à imagem e semelhança de Deus! E com Ele e n'Ele, temos a nossa IDENTIDADE! Vamos nos despindo do nosso 'velho homem',  como diz o Apóstolo Paulo, e deixando que Ele seja tudo em nós!

Espero não ter confundido vocês.
Abraço fraterno,
n'Ele,
Jandira

Nenhum comentário: