Pesquisar este blog

terça-feira, abril 18, 2006

silencio

O silêncio é o LUGAR do encontro com Deus. Encontrá-Lo no barulho, é possível, mas é muito difícil a nós pobres mortais, que nos distraímos tão facilmente.
Jesus diz aos seus amigos: "quando fores orar, entra no teu quarto, fecha a tua porta e ora a teu Pai em segredo".
Fechar a porta, pode ser literal ou não. Posso simplesmente fechar os olhos, se estou num lugar onde não possa fechar a porta - e ali, de olhos fechados, orar a meu Pai, que habita em mim.
Precisamos aprender a fazer espaço para Deus dentro de nós.
O mundo parece que se perde numa frenética alucinação, onde tudo, tudo, nos chama para FORA de nós. Com certeza temos medo de ficar à sós com nossa pobreza interior, com nossa mediocridade, nossa miséria. Tentamos nos enfeitar de todas as maneiras, não é? A moda fatura alto, os produtos de beleza, tudo enfim que trabalha a estética, o corpo, enfim, a nossa 'casca', fatura muitos $$$$.
Mas, e quando fechamos a porta? Quando nos deparamos com nossas fraquezas, com aquilo que há de pior em nós e que tanto queremos esconder dos outros? Quando nos deparamos com nossas carências, quando tentamos disfarçar, fingindo auto-suficiência, mas sabendo o quanto dependemos emocionalmente de A, B, C, ou D? Ou deles todos juntos?
A Oração Centrante, quando praticada como uma disciplina que é, diariamente, de preferências dois momentos ao dia, devagarinho nos arranca de nossos medos, com muita ternura e carinho. Aquele que nos criou e que habita em nós, nos mostra onde e em que precisamos mudar. E que Ele é O que nos sustenta e que nos carrega ao colo. Que não precisamos ter medo de nada. Que nEle se encontra nossa felicidade.
"Aprendei de Mim, que Sou manso e humilde de coração", nos diz nosso Deus Amado!
Uma boa parada a todos - no silêncio do seu quarto.
abraço fraterno,
Em Jesus e Maria,
Jandira

Nenhum comentário: