Pesquisar este blog

segunda-feira, março 06, 2006

Thomas Merton - trecho

De "Diálogos com o Silêncio", Thomas Merton, ed. Fissus, 2003, pag 89

"Não há folha que não esteja sob os Teus cuidados. Não há grito que, antes de ser emitido, Tu já não tenha ouvido. Não há água nas rochas que lá não fosse escondida pela Tua sabedoria. Não há fonte oculta que não tenha sido ocultada por Ti. Não há grotão para uma casa solitária que não fosse planejada por Ti para ser uma casa solitária. Não há homem neste acre de matas que não tenha sido feito por Ti para este acre de matas.
Porém, há mais consolo na substância do silêncio do que na resposta a uma pergunta. A eternidade está no presente. A eternidade está na palma da mão. A eternidade é uma semente de fogo cujas raízes bruscas derrubam as barreiras que impedem meu coração de ser um abismo."
****
E cada um de nós poderia completar com tantas outras frases:

Não há dor humana que não seja conhecida por Ti, ó Deus, já que Teu Filho quis experimentar em Sua carne toda a dor do mundo.

Assim, Ele não se coloca acima do nosso sofrimento, mas sabe o gosto da nossa lágrima, o gosto do sangue em sua boca. E então, podemos ter a certeza de que não sofremos sozinhos mas que Ele sofre conosco, em nós, e também no outro. Nenhum sofrimento, nenhuma dor lhe é estranha. E com grande confiança podemos nos aproximar desse Homem das Dores, sabendo que seremos sempre acolhidos e socorridos. Isso não significa que nossos 'sonhos' humanos serão realizados. Deus não é a 'fada madrinha' e o sonho de Deus para nós é muito maior do que aqueles pedacinhos de sonhos dos quais nos lembramos ao acordar. É muito mais e muito maior. Então, resta-nos acolher e abraçar a Vontade de Deus em cada minuto, no nosso Aqui e Agora!

Com um abraço fraterno,
Em Jesus e Maria,
jandira

Nenhum comentário: