Este blog se destina a ajudar a divulgar a Oração Centrante (Centering Prayer), modalidade de oração contemplativa, baseada no livro "A Nuvem do Não-Saber" (Cloud of Unknowing), do místico anônimo do sec. XIV. O primeiro a ensiná-la foi o monge trapista americano, padre William Meninger, OCSO, que juntamente com trapistas Thomas Keating e Basil Pennington, deram os primeiros retiros há mais de 30 anos nos EUA e depois pelo mundo afora.
Pesquisar este blog
quinta-feira, novembro 19, 2009
Lectio Divina
Olá pessoal,
Ontem ao fazer minha 'Lectio Divina' com o texto da Primeira leitura, fui atraída pelo versículo: "Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o espírito de Deus mora em vós?"
Fiquei muito agradecida a Deus por nos permitir sermos seus 'Sacrários vivos'. Somos realmente 'vasos de barro', mas como Maria, que carregou no ventre o Rei dos reis, também somos 'portadores do Cristo'. E em breve vamos entrar no Advento, onde novamente vamos nos colocar na Espera vigilante e paciente do Senhor, que se deixa gestar em nós, em nosso coração, para ser levado aos homens e mulheres de nosso tempo.
O Evangelho de ontem também dizia que "o zelo de Tua casa me consome".
Tua Casa, o Templo do Senhor. Podemos ser nós e também os outros. Se o 'zelo' de Tua Casa nos consome, como estamos tratando o outro(a)? Será que estamos cultivando a ternura, o respeito, o carinho, o amor, para com nosso semelhante? Esse nosso mundo está cada vez mais violento, mais sem respeito, sem lei, sem amor ao próximo. Vemos notícias diariamente que nos deixam estarrecidos(as). Advento é tempo de espera, também de vigilância. Vigiar sobre nós mesmos, para não afrouxarmos na ternura, na Caridade. Acolher o outro como Deus nos acolhe. Se o 'zelo da Tua Casa me consome', é preciso que eu saia de mim a todo instante, todos os dias, para ir ao encontro do outro que espera a Manifestação de Deus em sua vida.
Muitos estão descrentes, deprimidos, tristes, e nós cristãos, que somos Templo do Senhor, precisamos como Maria, 'correr pelas montanhas' para servir as 'Isabéis' de nosso tempo. E são tantos e tantas. Que Ele mesmo nos inspire e nos fortaleça o coração de Esperança, Compaixão e Misericórdia. E como praticantes da Oração Centrante, vamos cada vez mais percebendo os apelos de Deus em nossa vida, deixando morrer em nós o egoísmo, a busca de nós mesmos, para dizermos ao mundo 'a razão de nossa esperança'.
Um abraço fraterno,
Em Jesus e Maria,
jandira
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário