Pesquisar este blog

domingo, março 14, 2010

Pai Pambo

"Os Padres do Deserto", de Anselm Grun, ed. Vozes

Parafraseando Anselm Grun:

"Pai Pambo dizia: "Se tiveres um coração, podes ser salvo" (Apot. 771)
Nesse cap. 8, Anselm Grun nos recorda os ditos de Pai Pambo, um dos grandes Padres do deserto. Diz-nos que algumas pessoas praticam determinadas formas devocionais para fazerem algo diante de Deus e para sentir-se bem com elas mesmas. Para essas, o que importa não é tanto Deus, mas acreditam que estão se tornando mais perfeitas, buscando talvez até inconscientemente estarem bem consigo mesmas, com Deus, com as outras pessoas. O coração delas pode até estar indiferente, não se abrem realmente à Deus e sua graça, ao próximo e a compaixão que devemos a ele. Muito ocupadas com seu próprio 'umbigo', poderíamos dizer. Agem mais no 'piloto automático', do que por um desejo sincero de buscar a vontade do Pai.
Pai Pambo vem nos alertar para o fato de que o essencial é termos um coração aberto, um coração irmão, que sabe compartilhar os sentimentos, que se deixa tocar, questionar, amar.
Ainda que, pela nossa própria humanidade, muitas vezes nos deixamos extraviar por caminhos outros, fascinados às vezes por coisas que não traduzem a vontade de Deus para nós.
Muitas pessoas 'se matam', literalmente de trabalhar pelo que elas acham ser 'a vontade de Deus', e se frustram e acabam muitas vezes dando um contra-testemunho. Vemos, infelizmente tantos exemplos assim nas nossas igrejas, não é?
Importa, antes, a nossa conversão pessoal - a cada dia.
Oferecer ao Senhor, ainda que seja um coração partido, humilhado, mas totalmente entregue a Deus, ao seu amor, aos nossos irmãos e irmãs, que com certeza se compadecerá de nós, e nos levará pela Mão!
Não é tanto o nosso 'fazer' - embora devamos trabalhar pelo Reino, mas o nosso Coração, que Deus quer.
Por isso, Jesus nos diz: "O Reino de Deus está dentro de vós!"
E é para esse Reino, dentro de nós, que nos voltamos quando praticamos a OC. Buscando encontrar a Deus no silêncio de nosso coração. Onde nos apresentamos, de mãos vazias, com nossas inquietações, dúvidas, angústias, nossas carências, nossa confusão.
"Não sabes de onde vem, nem para onde vai", (Jo, 3,8) mas quando terminamos nosso período de oração, sabemos que estamos mais centrados, mais em paz. Embora, nosso problema possa ainda 'estar ali', sabemos que estamos em boas Mãos! Que Ele cuida de nós!
Um santo domingo a todas(os),
Uma santa Quaresma - que possamos mais e mais voltar para 'Casa', nossa Casa interior, onde Deus habita e nos espera!
Em Jesus e Maria,
jandira
Um abraço fraterno,
em Cristo,
jandira

--------
Oração Centrante e Lectio Divina
Em português: www.oracaocentrante.org


Mais informações: Jandira Soares Pimentel:
oracaocentrante@yahoo.com.br
Caixa Postal, 3071 - Savassi - 30130-972 - Belo Hte - MG

(Retorne ao seu centro, onde Deus espera por você!)

Nenhum comentário: