Hoje estive na tarde de espiritualidade do Centro Loyola, algumas pessoas do nosso grupo também. Frei Paulinho, como sempre, inspirado!
Falou-nos do Tempo, desse tempo mais forte que vamos vivenciar agora, da Semana Santa, onde celebramos a grande Entrega de Cristo por nós.
do Tempo de Deus, do nosso tempo.
Do tempo em que devemos fazer o caminho de volta a Deus - Quaresma.
Falou-nos do Jejum, da Oração, da Esmola, palavras-chave durante a Quaresma.
O Jejum, não é só o deixar de comer, o privar-se de alguma comida, mas privar-nos daquilo que não é essencial, e visando o Outro, a solidariedade. Privo-me de algo, para com isso poder ser mais fraterno(a) e solidária. Principalmente, ver em que estamos gastando, como estamos gastando, seja tempo, seja o que for.
A Oração, não é aquela repetição mecânica de palavras, mas principalmente o silenciar, o ouvir a Deus. Tomar o texto bíblico, ouvir o Senhor.
Esse tempo de 'fazer o caminho de volta para Deus', para mim, pode ser a OC, quando duas vezes ao dia, manhã e tarde, deixo tudo e fico aos Pés do Senhor, disponível, atenta, no silêncio.
E a Esmola, que não é simplesmente dar um dinheiro a um pedinte, para aplacar muitas vezes minha consciência, mas é principalmente a partilha fraterna. Pelo Jejum eu ordeno o atendimento às minhas necessidades, de preservar a vida, a saúde, etc. e aquilo que deixo de gastar superfluamente, posso fazer não a esmola fria e distante, mas posso partilhar, doar. E nem sempre é só o material. Posso doar um tempo, um sorriso, uma escuta fraterna. Penso que muitas vezes gastamos mal o nosso tempo, em coisas supérfluas. Esse tempo, não nos pertence para gastarmos atoa, mas pertence-nos para o Serviço, para estar disponíveis ao Amor. Muitas vezes uma visita a uma pessoa doente, solitária, uma palavra de conforto, vale mais do que doar um milhão em esmolas, de maneira soberba, fria, distante, não é?
Bem, resumi muito simplesmente, a tarde maravilhosa que tivemos, em preparação à Semana Santa.
Que Nossa Senhora e o Divino Espírito nos abençõem e iluminem para que possamos fazer companhia ao Seu Filho, nessa semana onde o Mistério Pascal se realiza de maneira plena. Ele nos ama e cuida de nós!
Um abraço fraterno, um Santo domingo de Ramos, uma Santa Semana,
n'Ele,
jandira
n'Ele,
Este blog se destina a ajudar a divulgar a Oração Centrante (Centering Prayer), modalidade de oração contemplativa, baseada no livro "A Nuvem do Não-Saber" (Cloud of Unknowing), do místico anônimo do sec. XIV. O primeiro a ensiná-la foi o monge trapista americano, padre William Meninger, OCSO, que juntamente com trapistas Thomas Keating e Basil Pennington, deram os primeiros retiros há mais de 30 anos nos EUA e depois pelo mundo afora.
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá, querida irmã Jandira!
A Oração Centrante é uma ferramenta de espiritualidade maravilhosa, a ser muito usada na jornada pelo Caminho do Senhor.
Sou de São Paulo, catequista e coordenador de um grupo de Lectio Divina na Paróquia de São João Batista no Brás. Se um dia vier a "sampa", venha nos conhecer!
Meus parabéns e continue com este bom trabalho!
Obrigada meu irmão,
Se vc vier por aqui também, apareça!
Abraço fraterno,
em Cristo,
jandira
Postar um comentário