Pesquisar este blog

sábado, março 27, 2010

Tarde de Espiritualidade com frei Paulinho

Hoje estive na tarde de espiritualidade do Centro Loyola, algumas pessoas do nosso grupo também. Frei Paulinho, como sempre, inspirado!
Falou-nos do Tempo, desse tempo mais forte que vamos vivenciar agora, da Semana Santa, onde celebramos a grande Entrega de Cristo por nós.
do Tempo de Deus, do nosso tempo.
Do tempo em que devemos fazer o caminho de volta a Deus - Quaresma.
Falou-nos do Jejum, da Oração, da Esmola, palavras-chave durante a Quaresma.
O Jejum, não é só o deixar de comer, o privar-se de alguma comida, mas privar-nos daquilo que não é essencial, e visando o Outro, a solidariedade. Privo-me de algo, para com isso poder ser mais fraterno(a) e solidária. Principalmente, ver em que estamos gastando, como estamos gastando, seja tempo, seja o que for.
A Oração, não é aquela repetição mecânica de palavras, mas principalmente o silenciar, o ouvir a Deus. Tomar o texto bíblico, ouvir o Senhor.
Esse tempo de 'fazer o caminho de volta para Deus', para mim, pode ser a OC, quando duas vezes ao dia, manhã e tarde, deixo tudo e fico aos Pés do Senhor, disponível, atenta, no silêncio.
E a Esmola, que não é simplesmente dar um dinheiro a um pedinte, para aplacar muitas vezes minha consciência, mas é principalmente a partilha fraterna. Pelo Jejum eu ordeno o atendimento às minhas necessidades, de preservar a vida, a saúde, etc. e aquilo que deixo de gastar superfluamente, posso fazer não a esmola fria e distante, mas posso partilhar, doar. E nem sempre é só o material. Posso doar um tempo, um sorriso, uma escuta fraterna. Penso que muitas vezes gastamos mal o nosso tempo, em coisas supérfluas. Esse tempo, não nos pertence para gastarmos atoa, mas pertence-nos para o Serviço, para estar disponíveis ao Amor. Muitas vezes uma visita a uma pessoa doente, solitária, uma palavra de conforto, vale mais do que doar um milhão em esmolas, de maneira soberba, fria, distante, não é?
Bem, resumi muito simplesmente, a tarde maravilhosa que tivemos, em preparação à Semana Santa.
Que Nossa Senhora e o Divino Espírito nos abençõem e iluminem para que possamos fazer companhia ao Seu Filho, nessa semana onde o Mistério Pascal se realiza de maneira plena. Ele nos ama e cuida de nós!
Um abraço fraterno, um Santo domingo de Ramos, uma Santa Semana,
n'Ele,
jandira
n'Ele,

2 comentários:

Henrique Sebastião disse...

Olá, querida irmã Jandira!

A Oração Centrante é uma ferramenta de espiritualidade maravilhosa, a ser muito usada na jornada pelo Caminho do Senhor.

Sou de São Paulo, catequista e coordenador de um grupo de Lectio Divina na Paróquia de São João Batista no Brás. Se um dia vier a "sampa", venha nos conhecer!

Meus parabéns e continue com este bom trabalho!

Jandira S. Pimentel disse...

Obrigada meu irmão,
Se vc vier por aqui também, apareça!
Abraço fraterno,
em Cristo,
jandira