Pesquisar este blog

domingo, fevereiro 19, 2006




O Método da Oração Centrante:

I - D. Basil Pennington, D. Thomas Keating, padre William Meninger, monges trapistas, colocam os três passos para a Oração Centrante, baseada no livro do século XIV, "A Nuvem do Não-Saber" (ed. Paulinas):

Sente-se quieto e relaxado, coluna ereta. Use uma cadeira ou banquinho de meditar. O importante é que a posição seja confortável e lhe permita ficar tão imóvel quanto possível na sua oração, pois a quietude do corpo favorece a quietude do espírito.

1. Tranquilize-se na Fé e no Amor a Deus, Que habita no centro do seu ser. Respire suavemente,acalme-se na presença do Senhor que o ama e espera por você.

2. Escolha uma 'palavra sagrada' (por exemplo, Jesus, Pai, Amor, Paz, Fé, etc) e deixe-a presente, sustentando seu ser para Deus com amor e fé. Não perca muito tempo escolhendo essa palavra, pois você não vai se concentrar em seu significado, nem ficar refletindo sobre ela. Ela lhe servirá de âncora, para "segurar" você na Presença do Senhor. Peça ao Espírito Santo que o ilumine na escolha dessa Palavra que será a partir de então, a sua palavra sagrada. Não mude essa “palavra”, fique sempre com ela, todos os dias.


Essa palavra sagrada tem duas finalidades: reafirme isso a cada oração: 1 - É a sua "Intenção" de permanecer na Presença do Senhor. 2 - é o seu "Consentimento" à Ação de Deus em sua vida.

Pode-se usar essa pequena oração para iniciar, todas as vezes:

“Meu Senhor,esta Palavra Sagrada é minha Intenção de permanecer em tua presença nessa oração. Através dela, eu consinto em vossa Presença e Ação em minha vida e abro mão de todos os meus “projetos pessoais” para a felicidade. Procurando apenas me aquietar e desapegar-me de meus pensamentos, incluindo minhas emoções, abrindo-me à escuta e à vossa presença amorosa em minha vida. Amém.”


3. A cada vez que você perceber sua mente vagando (ela adora fazer isso, é como o macaquinho irrequieto, pulando de galho em galho), simplesmente retorne suavemente à Presença do Senhor, repetindo mentalmente sua palavra sagrada. Isto é, a cada vez que perceber que sua atenção está em alguma coisa - seja isso pensamentos, emoções, ruídos, sensações, etc, retorne muito suavemente (sem se culpar,condenar, criticar), à sua Palavra Sagrada, símbolo de sua Intenção e Consentimento à Ação e Presença de Deus em sua vida. O importante nessa oração é nosso ser desnudo, calado, quieto, diante do Ser que habita nosso ser . Nesse momento, SOMOS, para Deus apenas. Não dizemos nada, não pedimos nada nessa oração. Ele sabe do que precisamos. Vamos fazer espaço para Ele em nós.

Ao final do período de oração, reze o Pai Nosso, lentamente.


"QUANDO ORARES,ENTRA NO TEU QUARTO, FECHA A PORTA E ORA AO TEU PAI EM SEGREDO; E TEU PAI QUE VÊ NUM LUGAR OCULTO, RECOMPENSAR-TE-Á.
NAS VOSSAS ORAÇÕES, NÃO MULTIPLIQUEIS AS PALAVRAS, COMO FAZEM OS PAGÃOS QUE JULGAM QUE SERÃO OUVIDOS À FORÇA DE PALAVRAS"(Mt,6, 6-7).


"RETORNE AO SEU CENTRO, ONDE DEUS ESPERA POR VOCÊ!"

3 comentários:

Jandira S. Pimentel disse...

Quem desejar deixar seus comentários, perguntas, sugestões, faça-o. Esse Blog veio para ajudar os que amam a oração contemplativa. Ele é seu também.
Que a ternura de Deus possa envolvê-lo(a) sempre.
Jandira

Jandira S. Pimentel disse...

GRUPOS NO BRASIL
Para conhecer nossos grupos, que ainda são poucos, visite o site da Oração Centrante www.oracaocentrante.org, na página 'grupos', para conhecer locais e horários.
Apareça, será uma alegria receber você!

Anônimo disse...

Olá Jandira!
mesmo não sendo muito participativa na lista da OC, sempre leio e aproveito tuas mensagens. aliás, acho que já não saberia viver sem...
aí, aproveitei e vim conhecer o blog. muito legal!
acho que você é realmente uma luz no caminho de muita gente.
um beijão!
antonella